#2 Compositores: A Infância de Beethoven
Ludwig van Beethoven nasceu em 16 de dezembro de 1770, em Bonn na Alemanha. Sua família era de origem flamenga, seu sobrenome significa "horta de beterrabas", e a partícula "van", que poderia ser usada para indicar origem nobre, ou no caso de Beethoven, ser traduzida como a preposição "de". Ludwig foi o terceiro filho mais velho por parte de mãe, e o segundo por parte de pai. Ele teve sete irmãos, cinco deles morreram ainda na infância.
A música estava em seu sangue: seu avó, Lodewijk van Beethoven era maestro na Capela Arquiepiscopal na corte da cidade de Colônia, e seu pai, Johann van Beethoven era tenor nessa mesma capela.
Muitas fontes informam que ele teve uma infância infeliz e dura, era descendente de uma família pobre, sua mãe sofria de tuberculose e seu pai era alcoólatra, seus irmãos eram maldosos com ele. Além disso, seu pai o treinava duramente para que fosse um segundo Mozart, um menino prodígio. O pequeno Beethoven já havia demonstrado uma habilidade nata, força de vontade e enorme paixão para com a música, o que impediu de uma possível desistência da arte, por causa das condições de seu progresso forçado por seu pai. A educação musical de Beethoven não era muita coisa, por isso, aos oito anos de idade, seus pais o confiaram a Christian Gottlob Neefe, o melhor mestre de cravo da época, que o educou musicalmente com um sistema rígido. Aos dez anos, Beethoven executava todas as peças de Johann Sebastian Bach, com onze compunha suas primeiras peças.
Comente com o Facebook:
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário