#18 Compositores: A Amada Imortal


Após a morte de Beethoven, em 1827, Anton Schindler, um ex assistente do compositor encontrou uma carta de amor entre as coisas deixadas por Beethoven. A amada imortal de Ludwig nunca foi encontrada, e a carta foi divulgada em 1840.

“Meu anjo, meu tudo, meu próprio ser – Hoje apenas algumas palavras à caneta (à tua caneta). Só amanhã os meus alugueres estarão definidos – que desperdício de tempo… Por que sinto essa tristeza profunda se é a necessidade quem manda? Pode o teu amor resistir a todo sacrifício embora não exijamos tudo um do outro? Podes tu mudar o fato de que és completamente minha e eu completamente teu? Oh Deus! Olha para as belezas da natureza e conforta o teu coração. O amor exige tudo, assim sou como tu, e tu és comigo. Mas esqueces-te tão facilmente que eu vivo por ti e por mim. Se estivéssemos completamente unidos, tu sentirias essa dor assim como eu a sinto. […] Nós provavelmente devemos nos ver em breve, entretanto, hoje eu não posso dividir contigo os pensamentos que tive nos últimos dias sobre minha própria vida – Se os nossos corações estivessem sempre juntos, eu não teria nenhum… O meu coração está cheio de coisas que eu gostaria de te dizer – ah – há momentos em que sinto que esse discurso é tão vazio – Alegra-te – Lembra-te da minha verdade, o meu único tesouro, o meu tudo como eu sou o teu. Os deuses devem-nos mandar paz… Teu fiel Ludwig”

As cartas de Beethoven, ainda hoje quando nossas ideias sobre o amor são muitas vezes vazias, tocam a alma de quem as lê, pois não estamos acostumados a ver sentimentos tão profundos e puros, expressos como uma poesia, uma verdadeira arte, quando naquela época eram apenas cartas de amor, sob as quais até hoje paira um mistério. Quem era a herdeira de todos os bens de Beethoven, sua amada imortal?



O filme Minha Amada Imortal mostra a busca de Schindler pela musa de Beethoven. O filme é bastante interessante, embora muita coisa não tenha realmente acontecido, é um bom longa. Só não recomendo assistir com crianças por perto, já que existem cenas de nudez, estupro e violência no filme.




O filme O Segredo de Beethoven nos conta a história de Beethoven por outro lado. Enquanto em Minha Amada Imortal vemos um Ludwig mulherengo mostrado de diferentes ângulos por três mulheres e surdo, em O Segredo de Beethoven temos um filme que nos prende, embora também tenha muitas invenções como Anna Holtz, retratada como assistente de Beethoven, relatos dizem que Ludwig nunca teve uma assistente, foram apenas homens. O filme é bom, mas a parte que mais me chamou a atenção foi a da nona sinfonia. Na realidade, Beethoven não regeu a orquestra, ficou no palco sendo ignorado pelos músicos. No filme, Anna ficou no meio da orquestra "regendo" o próprio Beethoven.



O que achei mal feito nesse filme é que Beethoven escuta Anna sussurrando, mas não ouve uma orquestra inteira. Não fica exatamente explícito no filme, mas o segredo de Beethoven é que ele se apaixonou por Anna.

Elisabeth Röckel

A bagatela para piano Für Elise foi escrita em dedicatória a Elisabeth Röckel, irmã de um amigo do compositor. Elise tocava piano e cantava, e historiadores indicam que a dedicatória "em recordação" sugere que houve uma separação. "Para Elise em 27 de abril em recordação de L.v. Bthvn"

Retrato de Therese Malfatti, autor desconhecido, pintada na casa de Beethoven

Therese Malfatti foi a "rival" de Elise, a quem dizem que Beethoven propôs casamento, mas depois escreveu uma carta terminando o relacionamento. Sua irmã mais nova casou-se com um amigo de Ludwig. Alguns dizem que foi para Therese, não para Elise que Beethoven dedicou Für Elise, embora isso não faça nenhum sentido.


Até hoje, ninguém conseguiu descobrir quem foi a amada imortal de Beethoven.

Para assistir Minha Amada Imortal, clique aqui.
Para assistir O Segredo de Beethoven, clique aqui.

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Orquestra Escola Criarte - 2016. Todos os direitos reservados.
Design por: Aline Silva Lessa.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo