#17 Compositores: Sonatas de Beethoven


Beethoven compôs 32 sonatas para piano e 9 para violino. Abaixo, destacaremos três delas.


Sua última sonata para piano, a op. 111 foi composta entre 1820 e 1822. No começo, ela não teve muito destaque, mas a partir da metade do século XIX ela entrou no repertório de grandes músicos, e se tornou uma das mais conhecidas de Beethoven. Essa época foi bastante movimentada e produtiva para a música, vários compositores compunham obras importantes para a música, como Chopin, que tinha dez anos de idade e compunha suas primeiras peças para piano, Liszt estava tendo aulas de grandes compositores e Diabelli compunha uma valsa que mais tarde seria aprimorada por Beethoven.



A sonata para piano n° 14, op. 27, também conhecida como sonata ao luar, famosa por ser usada como trilha de vários filmes, foi muito famosa em sua época, e é até hoje. Beethoven insistia em dizer que já havia composto músicas melhores. Só passou a ser conhecida com o nome que tem hoje cinco anos depois da morte de Ludwig, quando o crítico Rellstab comparou a música com o luar ao lago Lucerna.


A sonata n° 9, op. 47, para violino e piano, foi dedicada ao violinista polonês George Augustus Polgreen Bridgetower, mas houve uma discussão entre eles por causa de uma mulher, e a dedicatória foi alterada para o também violinista Rodolphe Kreutzer, um francês amigo de Beethoven. Ela aparece em uma cena do filme Minha Amada Imortal, sobre a vida de Beethoven, e o compositor a descreve a seu amigo Schindler como a "ideia musical de um amante tentar alcançar a sua amada, não obstante a chuva, a trovoada e a lama da carruagem impedirem o seu propósito."




Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Orquestra Escola Criarte - 2016. Todos os direitos reservados.
Design por: Aline Silva Lessa.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo