Beethoven escreveu vários quartetos para cordas, mas iremos destacar dois de seus últimos, escritos entre 1823 e 1826, as quais eram tão complexas que alguns diziam serem impossíveis de se executar e até de serem ouvidas.
A primeira peça, em mi bemol maior, Op. 127, possui enormes exigências para quem ouve, devido a grande escala que não existia em nenhum outro quarteto.
Movimentos:
I. Maestoso – Allegro
II. Adagio, ma non troppo e molto cantabile (A♭ major) – Andante con moto
III. Scherzando vivace
IV. Finale. Allegro
Estreou em: março de 1826
A Op. 131 em Dó sustenido menor, um trabalho dedicado ao Barão Joseph von Stutterheim, como agradecimento por ele conseguir colocar o sobrinho de Beethoven, Karl no exército.
A peça começa em Dó# menor, e termina em Dó# maior.
Movimentos:
I. Adagio ma non troppo e molto espressivo
II. Allegro molto vivace (D major)
III. Allegro moderato (recitative)
IV. Andante ma non troppo e molto cantabile (A major)
V. Presto (E major)
VI. Adagio quasi un poco andante (G♯ minor)
VII. Allegro
Estreou em: 1827
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