#4 Instrumentos: O violino na música Romântica


Os compositores clássicos tinham por objetivo atingir o equilíbrio entre a estrutura formal e a expressividade. Os românticos vieram desequilibrar tudo. Eles buscavam maior liberdade de forma, a expressão mais intensa e vigorosa das emoções, frequentemente revelando seus pensamentos mais profundos, inclusive suas dores.

Geralmente associamos o virtuosismo em música a grandes instrumentistas que se destacaram com excepcional domínio técnico a partir do início do século XIX – quando passaram a ser mais conhecidos como virtuosi. Evidentemente, grandes músicos se destacaram nos séculos anteriores pela execução dos seus instrumentos, mas foi no Romantismo que eles brilharam.
No século XIX surgiram inúmeros autores que escreviam especialmente para o violino, assim como Chopin ou Liszt para o piano. O fato de o instrumentista moldar o som, modificá-lo durante a execução - pois ele é contínuo -, influir no timbre, abafá-lo com a surdina, articulá-lo com grande flexibilidade, poder fraseá-lo quase como se fosse a voz humana, fazer vibrato ou não, poder tê-lo nos braços e se movimentar com ele, o tornaram um instrumento ideal para as aspirações expressivas do romantismo.

A mais deslumbrante figura do violino do século XIX, como compositor e intérprete, foi o genovês Niccolò Paganini (1782 - 1840). Sua vida, assim como sua música, relevam aspectos são inusitados que chegam às raias da incredulidade e das lendas. [...] Quando se ouve Chopin, pela beleza, fluência e romantismo de suas composições, até as mais virtuosísticas, imagina-se que cada uma delas representa uma verdadeira declaração de amor ao instrumento. No caso de Paganini parece ocorrer o contrário. Em muitos de seus caprichos tem-se a idéia de que ele se digladia com o violino. Parece ter "ódio" do instrumento, muitas vezes chegando a quebrar suas cordas e a tocar com uma só delas para exacerbar esse conflito. Passa-nos a idéia de que o instrumento "sofre" em suas mãos. [...]
Livro: Música, Maestro! do Canto Gregoriano ao Sintetizador - Julio Medaglia 

Principais compositores:
 Niccolò Paganini (1782 - 1840)
• Felix Mendelssohn (1809 - 1847)
• Johannes Brahms (1838 - 1897)
• Piotr Ilitch Tchaikovsky (1840 - 1893)

Grandes exemplos de compositores e intérpretes Românticos:
Niccolò Paganini - Caprice for Solo Violin, Op. 1 No. 24


Pablo de Sarasate - Zigeunerweisen, Op.2



Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Orquestra Escola Criarte - 2016. Todos os direitos reservados.
Design por: Aline Silva Lessa.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo