Existem algumas técnicas usadas para tocar violino, que quando executadas geram sons diferentes do que escutamos dele casualmente, sendo elas:
Pizzicato
Essa técnica consiste em tirar o arco de sua posição original e beliscar ou dar pequenos puxões nas cordas com a mão direita, o que lembra um pouco o dedilhado do violão.
Vibrato
É uma das técnicas mais conhecida e importante dos instrumentos de corda. Existem 3 tipos de vibrato: o de dedo, o de punho e o de braço e consiste em fazer o som vibrar formando uma leve flutuação na afinação da nota feita com a mão esquerda.
Harmônico
É mais usada em músicas modernas e são notas suaves semelhantes ás notas das flautas. Para executa-la e preciso apoiar a polpa dos dedos de forma leve em pontos estratégicos da corda.
Corda Dupla
É uma técnica de arco onde se toca 2 ou mais cordas ao mesmo tempo produzindo um som unissono.
Glissando
Usada exclusivamente em músicas do século XX, nessa técnica o violinista deve deslizar seu dedo sobre a corda, tocando todas as notas dentro do intervalo e fazendo com que todas elas sejam ouvidas.
Sul Ponticello
Expressão italiana que significa "na pontezinha", indica que o violinista deve passar o arco próximo ao cavalhete produzindo um som brilhante e estridente.
Sul Tasto
O violinista deve passar o arco próximo ao espelho produzindo um som suave e aveludado.
Col Legno
Significa "com madeira" em italiano, nessa técnica segura-se o arco de lado, de tal forma que a cada nota tocada a madeira do arco bata na corda.
Tremolo
Nessa técnica, onde geralmente se usa a ponta do arco, consiste em mover o arco rapidamente para cima e para baixo produzindo um som eletrizante.
Nenhum comentário:
Postar um comentário