#5 Compositores: A Vida Adulta de Beethoven - Parte 2: As 9 Sinfonias e Sua Morte
Depois do diagnóstico de surdez degenerativa, Beethoven pensou em cometer suicídio e entrou em depressão, mas após essa fase, Beethoven declarou: “Foi a música quem me salvou”
Em suas sinfonias, Ludwig usou diferentes traços, dentre eles:
1° sinfonia, composta entre 1799 e 1800, dedicada ao barão Van Swieten, possuia aspecto inovador para a época, e por isso foi bastante criticada.
A 2° sinfonia, escrita entre os anos de 1801 e 1802, com dedicatória ao príncepe Karl Lichnowsky. Foi descrita como: "um dragão ferido contorcendo-se horrivelmente, que recusa-se a morrer, mas que contorce-se até suas últimas angústias, e no quarto movimento, sangra até a morte".
3° sinfonia, também conhecida como Eroica (do italiano, significa heroica). Quando Beethoven compôs a 3° sinfonia, havia dedicado-a para Napoleão Bonaparte, mas quando este se coroou imperador, Beethoven ficou bastante decepcionado. Ele era adepto as ideias da Revolução Francesa, mas depois do ocorrido, ele riscou a dedicatória da música, e declarou que "se soubesse tanto de estratégia como de música, causaria sérios dissabores a Napoleão”.
4° sinfonia, dedicada ao conde Von Oppersdorff. Ele era parente do príncipe Karl Lichnowsky, e em uma visita a ele, ouviu a sinfonia n° 2. Gostou tanto, que ofereceu a Beethoven uma quantia em dinheiro para que ele compusesse uma sinfonia para ele, surgiu então a 4° sinfonia.
A 5° sinfonia, uma das músicas eruditas mais conhecidas, a primeira de Beethoven composta em tonalidade menor, e com variações, sendo o primeiro movimento mais tenso, o segundo é solene, o terceiro andamento, uma crispação e o quarto é magnificência.
Na 6° sinfonia: retrato da vida campestre, ele compôs de forma que a orquestra reproduzisse sons característicos, como sons de pássaros, de trovões, chuvas, etc. Mais tarde, esses recursos foram bastante utilizados no romantismo.
7° sinfonia, dedicada ao Conde Moritz von Fries. Composta em 1811 quando Beethoven estava em Teplice, na Boêmia tentando recuperar sua saúde.
8° sinfonia, a qual Beethoven se referia como "minha pequena sinfonia em fá maior", diferenciada da sinfonia n° 6, que foi escrita na mesma tonalidade. Seus traços são diferentes do clássico, o último movimento é o mais intenso da obra, com passagens alegres e notas acentuadas.
A 9° sinfonia, composta quando Ludwig estava totalmente surdo, foi uma versão musical do poema Ode a Alegria, de Johann Schiller, um hino de otimismo. É uma das mais famosas obras de Beethoven, foi a primeira vez que um compositor importante utilizou a voz humana com o mesmo destaque dos instrumentos numa sinfonia.
Ludwig morreu aos 56 anos de idade em Viena, no dia 26 de março de 1827, 3 anos depois de completar a nona sinfonia. A causa de sua morte foi cirrose. Nos últimos segundos de vida, Beethoven, acamado, arregalou os olhos, lançou um soco no ar e caiu recostou a cabeça no travesseiro, morto. Foi enterrado no cemitério Währing, a noroeste de Viena. Seus restos mortais foram exumados para estudo, em 1862, sendo transferidos em 1888 para o Cemitério Central de Viena.
Comente com o Facebook:
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário